domingo, 30 de setembro de 2018

O perigo do "coiso" fascista - Origens históricas e o Brasil de hoje

Quando eu digo que o "coiso", o candidato da extrema direita, é fascista, não é utilização de argumento dialético: é uma constatação histórica dos princípios e da filosofia fascista e, particularmente, nazista.

Em 1929 houve a grande depressão, que causou uma crise mundial e a Alemanha, pelo fato dos encargos impostos pela derrota na primeira gerra, que via a crise de forma muito mais aguda, com desemprego em massa, o que fazia com que os comunistas ganhassem terreno junto à sociedade. Nesta época havia na Alemanha o regime nacionalista que se opunha ao liberalismo. O temor da alta burguesia alemã que considerava o sistema democrático ineficaz fez com que esta burguesia, com apoio do clero conservador, passassem a apoiar extremistas de partidos como o Nazista, que era anti liberal e anti comunista.
No Brasil de hoje, animados pelas atitudes anti-sociais do governo Temer, a alta burguesia deseja a continuidade deste tipo de governo que oprime a sociedade lhes tirando direitos e que oferece apoio aos empresários. Conservadores aproveitam para tirar partido e negam o ideário liberal como, por exemplo, os "Direitos Humanos" para promover quebra do Estado de Direito. A semelhança com o Brasil de hoje não é coincidência.

Hitler foi eleito em 1932 chanceler, tomou o poder de forma absoluta e, comprometido com uma política de privatizações, promoveu a venda de bancos, ferrovias, empresas de mineração, estaleiros etc. Vendeu, por exemplo, a Deutsche Reichsbahn, companhia de ferrovias e a Gelsenkirchen Bergbau, empresa de mineração que dava ao governo controle de um grande conglomerado de siderurgia além dos bancos públicos. Assim, houve apoio de empresas como a Krupp, empresa de aço e armamentos; a IG Farbem (Bayer), indústria química.
Qualquer semelhança com o Brasil de hoje, não é mera coincidência.
Houve a perseguição aos judeus, que constituíam uma poderosa classe média. O racismo, na realidade, era uma forma de criar um bode expiatório para o desemprego em massa. Os sindicatos foram acusados e banidos da Alemanha, sob alegação de corrupção. A consequência eram menos direitos trabalhistas contra a promessa de mais empregos. Assim criaram-se culpados para extinguir direitos trabalhistas e reduzir encargos com empregos. Mais tarde foram escravizados judeus e estrangeiros originários de campos de concentração. O partido comunista foi extinto no primeiro dia de governo.
Qualquer semelhança com o Brasil de hoje, não é mera coincidência.

Cuidado, Brasil, as afirmações de fascismo contra o discurso vazio de pessoas de extrema direita como o "coiso", não é acusação dialética: é um fato histórico, cujas consequências poderão ser nefastas para todos nós com possíveis repercussões que irão além de nossas fronteiras, daí o interesse internacional na campanha #EleNão.


Fontes:
"https://super.abril.com.br/historia/os-aliados-ocultos-de-hitler/"
"http://www.ipea.gov.br/participacao/noticiasmidia/direitos-humanos/1023-como-os-capitalistas-financiaram-o-nazismo-de-hitler-e-o-fascismo-de-mussolini"
"https://pt.wikipedia.org/wiki/Ascens%C3%A3o_de_Hitler_ao_poder"
"https://www.causaoperaria.org.br/acervo/blog/2017/08/27/hitler-pioneiro-das-privatizacoes-e-do-neoliberalismo-1/#.W7DE7GhKjIU"

Nenhum comentário:

Postar um comentário