domingo, 10 de fevereiro de 2013

O mensalão continua existindo?


Não é novidade para ninguém que a principal acusação na Ação Penal 470, o mensalão, foi a verba de publicidade da Visanet. A acusação foi relativa ao desvio de verbas de publicidade do Banco do Brasil, que conforme o jornalista Raimundo Rodrigues Filho, foram utilizadas para pagamentos à imprensa em eventos tais como patrocínio à dupla de volei Sheila e Adriana ou ao Big Brother Brasil, sendo a TV Globo uma das principais beneficiadas pelo esquema.

Também não é novidade que a origem de tudo foi, no mínimo, a campanha de Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais. Mas pode ter sido há mais tempo, remontando à campanha de Fernando Henrique para alterar a Constituição Federal e permitir a reeleição, pagando aos congressistas uma quantia que garantiu a vitória e a possibilidade da reeleição para o cargo de Presidente da República.

A novidade é que o esquema continua hoje. Funcionários do Banco Rural e do BMG informaram que foi sacado, no dia 4 de fevereiro deste ano, quantia não inferior a R$ 50 milhões que teve como destino repasse de recursos à mídia. E não poderia ter deixado de ser, pois no dia 2 o jornalista da revista Veja fez uma crítica ao senador Aécio Neves acusano-o de farsante no episódio da eleição de Renan Calheiros, quando havia declarado apoio a Pedro Taques. Logo pós o pagamento, o mesmo jornalista publicou uma nota de defesa do senador Aécio Neves. O episódio é chamado pelo novojornal de Aécioduto. Tudo isto tendo como finalidade a eleição de Aécio em 2014 para a presidência da república.

Fonte: novojornal - Wikpedia (menslão) (reeleição de FHC)

4 comentários:

  1. É Erick, infelizmente, esses "esquemas" estão tão enraizados na nossa cultua que dificilmente não serão mais presentes em nossas vidas....abçs

    ResponderExcluir
  2. Nem tanto. Tenho certeza que nem eu nem você faríamos tal coisa.

    ResponderExcluir