sábado, 6 de novembro de 2010

Há 118 anos numa "cidadezinha" chamada São Paulo...

Inauguração do Viaduto do Chá
No dia 6 de novembro de 1892 o Viaduto do Chá foi aberto à população de São Paulo. Na sua inauguração, estavam presentes o dr. Bernardino de Campos, presidente do estado e o bispo diocesano D. Lino, que benzeu a construção, que já existia e que era privado, cobrando-se dos que o atravessavam, a quantia de 3 vinténs. Por isso, antes de ser conhecido pelo nome de Viaduto do Chá, a construção era conhecida como “Viaduto dos 3 Vinténs” e só funcionava de dia, fechado à circulação durante a noite.

Quem anda hoje pelo centro de São Paulo não imagina o que era esta cidade há 118 anos atrás.

A cidade era circunscrita à Rua Direita, São Bento e 15 de Novembro. Do outro lado existiam sítios onde se plantavam chá indiano e verduras. O lado urbano era delimitado pelo vale dos rios Tamanduateí e Anhamgabaú, que formava um vale chamado de vale intransponível. O vale do Anhangabaú era uma plantação de chá, daí o nome do viaduto que o transpôs, ligando a Rua Direita, chamada antes de Direita de Santo, Santo Antônio e e Direita da Misericórida - em razão de quando São Paulo se converteu, ao cristianismo, Deus teria lhe dito "Segue directum que Me encontrarás" - à Rua do Chá, hoje chamada Barão de Itapetininga, em homenagem ao proprietário dos sítios alí existentes na época.

Todos sabemos da origem católica da cidade que se originou de um colégio jesuíta construído por José de Anchieta fundado em 25 de janeiro, dia de São Paulo - daí o nome da Cidade. Por esta origem, o Centro era cercado por conventos: de São Francisco, São Bento e São Carmo.

A população se revoltava contra a cobrança de pedágio desde aquela época. E o gigante empreendimento, o viaduto de 180 metros o projeto do francês Jules Martins foi adquirido pela prefeitura e entregue à população a justos 118 anos após um abaixo assinado.






11 comentários:

  1. Olá !!!

    Excelente texto !

    Vim morar em Sp a 2 anos e gostei muito de saber um pouco mais da história da cidade !
    Muito interessante !

    Um enorme abraço !

    ResponderExcluir
  2. Erick, que maravilha este seu post! Parabéns!
    Claro adorei também porque nasci em São Paulo e amo esta cidade! Minha mãe trabalhava ali mesmo juntinho ao Viaduto do Chá...e pertinho tinha o Mappin e o Teatro Municipal!!
    Acredita que só fui ao Teatro Municipal 1 vez com meu marido e depois, aos 42 anos, voltei com um amigo, ouvir e assistir a Orquestra Municipal de Campinas?!
    Fotos bárbaras que colocou!!
    Gosto de ter saído de São Paulo para uma vida mais perto da natureza( fui direto p/uma linda praia em Floripa e agora estou de volta perto de São Paulo novamente - estou em Votorantim ao lado de Sorocaba). Penso que São Paulo é como uma linda mulher madura, inteligente,atualizada e moderna, sem preconceitos e que tem um grande instinto maternal - com imenso coração de mãe, pois abre seus braços para todos os seus filhos e tantos amigos deles ou agregados vierem!!
    Abraço e bom final de semana!
    Vera.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Vera. Sou paulistano por adoção, mas meus filhos são nativos daqui, terra que adotei e que descubro a cada dia.
    Uma abração.

    ResponderExcluir
  4. Oi Erick,
    "Alguma coisa acontece em meu coração..."
    O coração de Sampa.
    Apesar de ser carioca, não desconheço a importância de SP.
    Belo resgate.
    Parabéns.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita e comentário, Beth... Também sou carioca, o que não me impede de amar a terra onde nasceram meus filhos.

    ResponderExcluir
  6. Uma pena que não pude ler o seu texto direito. A postagem aparece pra mim saindo do espaço destinado a ela e entrando para debaixo de um banner "paintball".
    Adoro qualquer História relacionada a cidade de São Paulo. Amo São Paulo!! Beijus,

    *estou usando o Opera.

    ResponderExcluir
  7. Pai, por mais que eu corra para Londres ou Belo Horizonte a minha cidade sempre será esta. Afora ressentimentos de uma cidade tão dura que parece ter embrutecido grande parte de seus habitantes, sei dos alívios que essa cidade pode oferecer. Não estou me referindo aos seus parques, ao jaraguá, ao tietê, etc etc etc (isso a gente encontra em muitos lugares). Me refiro àqueles que deram dinamismo à suas milhares de esquinas, àqueles que souberam atravessar as pontes ao invés de simplesmente construí-las. Estou falando dessa mistura tão brasileira que constitui a grande massa. Eu, filha de um carioca com uma piauiense atesto que S. Paulo só pôde ser o que é graças a essa mistura quase caótica, que, de algum modo, se assentou por aí. Realmente lamento os gestos xenofóbicos e os movimentos separatistas. Acho que a melhor qualidade que um povo pode ter é o acolhimento.

    ResponderExcluir
  8. Filha, sei de teu sentimento para com esta cidade que é tua. Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Belo texto! Adorei conhecer um pouco mais sobre a cidade que nasci e vivo. Amo essa metrópole com todos os problemas que aqui tem. Sim, cresceu assustadoramente e de forma um pouco desordenada, mas preservou traços de uma época importante na nossa história. abraços.

    ResponderExcluir
  10. Maravilha seu texto e fotos meu amigo. Sou natural da capital de São Paulo onde passei e trabalhei minha vida toda. Hoje estou aposentado e moro numa cidade pequena no interior do estado do Maranhão. Me deixou com saudades!!!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Oi Nara. Todos os paulistanos devem procurar conhecer um pouco da história e tradição de nossa cidade. Obrigado pela visita.

    Olá, Aldo. Obrigado pela visita... Mas o Maranhão tem as suas vantagens... Lugar lindo, sem trânsito caótico e as disputas naturais das grandes cidades. Mas nada impede visitar São Paulo vez por outra...

    ResponderExcluir