sábado, 27 de novembro de 2010

Diferentes pesos e medidas para um mesmo objeto

Há três anos atrás, em 2007, houve uma revolta na USP, provocada pela sinalização, por parte do governo paulista, da retirada da autonomia das universidades para direcionar suas verbas e definir suas prioridades. Os estudantes resolveram protocolar na reitoria, um protesto contra este ato. Mas a  reitoria, demonstrou-se submissa à vontade de seu patrão, o governador, e não permitiu a entrada dos estudantes, que resolveram reclamar junto ao governo do Estado de São Paulo. Mas não só não foram recebidos como a polícia reprimiu a passeata, provocando na ocasião um enorme congestionamento.

Diante da negativa de diálogo, os estudantes resolveram ocupar o prédio da reitoria, lacrando antes as salas que continham documentos e equipamentos para que não houvesse dano ao patrimônio público.

Os estudantes serão sendo julgados, com base em um decreto assinado no tempo da ditadura militar pelo então ministro da justiça, o mesmo que redigiu o AI5, por uma comissão que se reunirá, à portas fechadas, para decidir pela expulsão dos participantes do protesto. E poderão ser expulsos da universidade.

O interessante de tudo isto é que os mesmos que insistem na manutenção de regimentos arcaicos e com base em instrumentos totalitários, são os que falam em liberdade, democracia e livre manifestação, quando se trata de vociferar contra forças populares e progressistas, dizendo o que querem, da forma como querem. Reivindicam um legítimo direito que não é dado aos que deles discordam, com dois pesos e medidas para um mesmo objeto. 

O regimento, como não poderia deixar de ser, fala em "moral e bons costumes", uma expressão pouco específica. Fala ainda na proibição da proibição de manifestações. E a forma de julgamento é pouco transparente e  ambígua. Não há mais espaço para este tipo de regulamentação ainda mais se tratando de uma instituição pública, a não ser em São Paulo.

2 comentários:

  1. Grande artigo!
    É isso aí, como em tudo no Brasil! Todos seguem suas conveniências!
    Abçs! Votado, comentado, twittado e indicado!

    ResponderExcluir