domingo, 26 de agosto de 2012

Tragédia na Venezuela


Houve uma forte explosão à 1 hora e 11 minutos de ontem (hora local) que destruiu uma unidade de gás na refinaria de Amuay em Punto Fijo, no estado de Falcón, na Venezuela,  ocorrido mesmo com com implantação de projetos de alta tecnologia com um investimento de 6 bilhões de dólares em manutenção nos últimos três anos.

Segundo o vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua, em pronunciamento na noite de ontem (25/08/2012), o número de mortos chega a 39 pessoas até então, das quais 18 membros das Guarda Nacional Bolivariana (GNB) de plantão nas guaritas de segurança, 15 civis na maioria familiares dos militares e 6 ainda não identificados. Houve ainda mais de 86 feridos, 5 dos quais no hospital naval.

A circuvizinhança foi também atingida, com 209 famílias e 11 lojas afetadas. A extensão dos danos estão sendo levantados para apoio comunitário, para atender à emergência, sendo que 13 famílias diretamente afetadas estão abrigadas em uma base militar da marinha próxima ao local. 

As primeiras hipóteses sobre o acidente é que houve um vazamento de gás que não foi disperso pelas condições climáticas tendo sido detonado pelo contato com material inflamável, mas estão sendo feitas investigações pelo Serviço de Inteligência Nacional Bolivariano junto com a diretoria de Prevenção de Perdas e Controle da PDVSA e a Diretoria de Inteligência MiIlitar, com apoio jurídico do Gabinete da Procuradoria Geral da República.

Em sua declaração, afirmou que "Só o povo pode salvar o povo, com o apoio do governo do presidente Chávez. Isso é o que nós vimos hoje no meio de dor e sofrimento do nosso povo. Vamos continuar lutando durante toda a noite, para assegurar se a extinção total é alcançada, pois ainda há fogo em dois tanques de armazenamento de petróleo".

A explosão foi controlada e isolados os focos de incêndio, que não se propagou para outras unidades da refinaria, graças ao plano de segurança que agiu rápidamente. 80 bombeiros e técnicos combateram o fogo. Caminhões com jatos de alta pressão e espuma anti-incêndio de alto fluxo.

Alguns setores nossa imprensa, tem utilizado o lamentável acidente para fazer campanha contra Chavez, como a Folha de São Paulo, que preferiu ouvir uma única testemunha, um sindicalista, o secretário-geral da Federación Unitaria de Trabajadores Petroleros de Venezuela (Futpv), Ivan Freites que afirmou não haver investimentos suficientes para a manutenção da usina, o que pode ser verdade. Falta apenas ouvir o outro lado, o que duvido muito que ocorra, sendo mais provável a busca por opositores do regime para influenciar nossa opinião pública. De novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário