domingo, 8 de maio de 2011

8 de maio - dia das mães e o fim da 2ª Guerra mundial

Hoje comemoramos o dia da mães. Parabéns a todas.

Hoje também comemoramos o final da 2ª guerra mundial, quando a União Soviética obteve a vitória final, após o cerco a Berlim, defendida por voluntários estrangeiros formada por ferrenhos anti-comunistas que, se retornassem à França, à Escandinávia, ou a qualquer lugar de sua origem, seriam condenados por traição. E a resistência foi feita rua a rua, casa a casa.

Durante o cerco à Berlim, cerca de 95 mil alemães perderam a vida impedidos de sair da cidade pelas autoridades. Era o fim do regime anti-comunista com a invasão da cidade pelas tropas aliadas e, como ironia, a ocupação se iniciou justamente pela então União Soviética.

Hitler já não estava mais como líder nazista, pois havia se suicidado no dia 30 de abril. O caos havia se instalado não só em Berlim, como em toda a Alemanha, que teve seu território dividido, dada a divisão do mundo naquela época em comunistas e capitalistas.

Stalin pronunciou seu discurso que iniciava por:

Camaradas! Compatriotas!
O grande dia da vitória sobre a Alemanha chegou. A Alemanha fascista, derrotada pelo Exército Vermelho e pelas Forças Aliadas, reconheceu sua derrota e anunciou sua rendição incondicional.
No dia 7 de Maio o documento preliminar da rendição foi assinado na cidade de Rheims. No dia 8 de Maio os representantes da Alemanha, na presença do Alto Comando das Forças Aliadas e do Alto Comando das Forças Armadas Soviéticas, assinaram em Berlim a ata final de rendição, que entrou em vigor a partir da meia-noite do dia 8 de Maio.
Sabendo dos hábitos sujos das autoridades alemãs, que consideram acordos como apenas um pedaço de papel, nós não temos nenhuma base para confiar em suas palavras. Mas, a partir dessa manhã, as tropas alemãs, ao preencherem a ata de rendição, começaram, em escala massiva, a entregar suas armas e suas tropas a nós. Isso não é apenas um pedaço de papel. Essa é a real rendição das Forças Armadas da Alemanha. Entretanto, um grupo de tropas alemãs na região da Checoslováquia está ainda se recusando a render-se. Mas eu espero que o Exército Vermelho os traga logo à realidade.
Agora nós podemos legitimamente anunciar que o histórico dia da derrota final da Alemanha chegou. O dia da grande vitória da nossa nação sobre o imperialismo alemão.



Duas datas a serem comemoradas por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário