domingo, 28 de novembro de 2010

Os segredos da política externa norte americana revelados

Segundo o jornal espanhol "El País":


El Pais, em colaboração com outros jornais na Europa e nos Estados Unidos, revelou hoje o conteúdo de documentos que vazaram mais secretos aos quais se teve acesso em toda a história. Esta é uma coleção de mais de 250 mil mensagens a partir do Departamento de Estado dos Estados Unidos, obtidas pelo site Wikileaks web, que são encontrados em episódios inéditos que ocorreram em pontos de conflito do mundo e muitos outros grandes eventos e fatos relevantes para se despir completamente a política externa americana, trazendo à luz os seus mecanismos e fontes e apontaram para deficiências e obsessões, e juntos facilitam a compreensão dos cidadãos sobre as circunstâncias em que se desenvolve o lado escuro das relações internacionais.
A reportagem não revela como teve acesso às informações.
O jornal conclui:
Vai ser muito caro, portanto, para os Estados Unidos reparar os danos causados pelo vazamento, e levará anos para colocar um novo sistema de comunicação com todas as garantias. Mais importante, porém, é o valor informativo destes documentos.
Vamos esperar para ver os segredos revelados... 


Veja mais em "El País"

3 comentários:

  1. Aposto que o pentágono vai dar um jeito de comprar o El País para não divulgar estes documentos. Eles não querem que a gente descubra que o Bin Laden não existe e que é só uma maneira de ameaçar a população para justificar guerras e vender segurança.

    ResponderExcluir
  2. Na realidade o que o governo dos Estados Unidos está fazendo é se antecipar às revelações mantendo contato com os países mais afetados pelos vazamentos, tentando contornar diplomaticamente a situação.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ler mesmo é algum exemplo, alguma mensagem com relação ao Brasil, a saber na época logo antes do Golpe de 1964.

    Quando sair, vou estar na moita pra ler!

    Abçs!

    ResponderExcluir