domingo, 11 de abril de 2010

O racismo e o preconceito da mídia provinciana

Eliane Cantanhêde é mais que uma funcionária da Folha da província de São Paulo: é uma entusiasta da família Frias. Pode-se dizer que seja uma agregada. Assim podemos considerá-la uma militante do PIG - Partido da Imprensa Golpista, que é o maior apoiador da candidatura Serra. Ela espelha o pensamento da campanha do Serra.

No vídeo abaixo podemos verificar a marca registrada da campanha em algumas afirmações:

  1. Para o PIG o povo fede. É uma velha idéia que vem do Presidente Figueiredo e da aristocracia que dominou o país até há pouco e que quer fazer o Brasil retroceder.
  2. Ela reconhece que Serra não é apoiado pelo povo. "Parece que o PSDB é um partido de massa". E, para a oligarquia o povo não pode defender os seus interesses. Tem que defender os interesses da minoria privilegiada - a oligarquia que era dona do Brasil até há pouco.
  3. Os ônibus que trouxeram a militância são novinhos em folha... Militância?! Os agregados dos "coronéis" devem andar em veículos novos. É um privilégio concedido pelo poder econômico. Só que este poder está mudando de mãos. Cada vez mais empresários capazes e inteligentes perceberam que até há pouco, quando o Brasil era dominado por uma pequena elite, apesar do sistema se dizer capitalista, não havia capital nem recursos financeiros à disposição. Quando houve uma maior distribuição de renda, mais pessoas passaram a consumir e o capital ganhou novo impulso. O interessante é que o capitalismo se fortaleceu a partir de um governo de esquerda. Isto, para a burguesia acostumada com a concessão de "favores" e "apoio" do governo à incompetência e à ganância, é preocupante, pois lhes retira a posse do país, agora dominado pelo empreendorismo competente.
  4. Parece que a gente está às vésperas de uma campanha para vice-presidente. A esperança dos demotucanos é que Aécio Neves jogue fora seu prestígio junto ao povo mineiro para se lançar vice de Serra. Se o seu nome agrega tanto, porque não foi Aécio candidato a presidente? Um projeto pessoal de Serra? O fato de São Paulo se considerar a locomotiva do Brasil? ... Sei lá... Só sei que no governo atual São Paulo provinciano e presunçoso, perde sua importância de corte e passa a ser apenas um membro da Federação, um fato inaceitável.
  5. Críticas ao PT... É o discurso. O PT é comunista, quer implantar no Brasil uma ditadura, Lula é ignorante, os petistas cheiram mal, é povinho sem graça... Eles, os demotucanos, são bonitos, se vestem bem, pertencem a uma classe social elitista, bem vestida, usando perfumes de qualidade, etc, etc, etc. Muito bem... Mas qual seria o discurso? O que vão fazer de melhor? Existe a tentativa, depois de uma campanha preconceituosa e sem conteúdo, de agora, aos 40 minutos do segundo tempo, fazer um discurso de um governo complementar ao atual. Mas não foi o que se viu em São Paulo, cujo governo só fez privatizar, criar pedágios, reprimir manifestações populares, esconder os fatos desabonadores do governo - com o apoio do PIG, fazer contratos escusos... Agora querem me convencer que serão mantidas as realizações e que complementarão de forma eficaz as conquistas populares.
  6. O povo não é trouxa e não vai se deixar levar por este discurso porque sabe que a eleição de Serra seria um retrocesso para o povo, a gente cheirosa e bonita que se chama Brasil.

Veja e tire suas conclusões:

2 comentários:

  1. Massa cheirosa: Bento Carneiro saindo do muro do próprio poleiro para se enamorar do Sr Burns? enfim a versão de candidatura "Café c/ Leite + Brioches". #rimuito

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Você é uma "gracinha", Érick. rs*
    Sempre faz a leitura como lhe convém. Não apenas você, o autor do vídeo também. O que era monopólio do PT, agrupar multidões, hoje o PSDB mostra que sabe fazer tão bem quanto.
    A sua leitura e a do editor do vídeo tem nome: desespero!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir