quarta-feira, 21 de abril de 2010

Algum jacaré te mordeu hoje?

Quem ouviu a frase num Congresso de Tecnologia da Informação em Los Angeles, lá pelo final dos anos 70, nunca mais esqueceu. A frase era assim: "Se você tem um jacaré a lhe morder as pernas, a tendência natural é esquecer que seu objetivo principal era drenar o pântano". A metáfora é muito poderosa. É claro que você, que recebeu a missão de drenar o pântano, ao entrar nele e ser mordido por um jacaré imediatamente esquecerá tudo e se focará em matar o desgraçado do jacaré. 

Esse jacaré é o nosso dia-a-dia. Esse jacaré representa o nosso agir sem planejar, sem parar para pensar, o famoso engatar uma coisa na outra. 
Relembre o seu último dia de trabalho. Dirigindo no trânsito, você fez os planos do dia, organizou a agenda, planejou o tempo a ser distribuído de acordo com suas prioridades. Aproveitando o congestionamento, fez até uma lista usando uma folha do caderno que seu filho esqueceu no carro. 

Acabou de estacionar e do seu lado um outro gerente diz: "Não se esqueça do relatório que você me prometeu para hoje!!". 

Pronto, o primeiro jacaré te pegou!! 

Aí é vapt, vupt, paulada no jacaré, e você consegue chegar na sua sala. Mal sentou, toca o telefone! O chefe!! "Você viu os resultados das vendas de ontem? Você tem que ir lá na filial falar com o supervisor!". Pronto. O segundo jacaré te pegou e esse tem a boca grande! 

De novo paulada para todo lado e você tenta voltar ao plano original, quando entra na sua sala um subordinado que acaba de receber uma proposta com 25% de aumento no fixo e 50% de aumento no variável. Jacarezão de boca aberta, e esse é dos cascudos. Senta, conversa, argumenta, discute, se emociona e a dor da mordida você já nem sente. Consegue adiar a decisão dele até você falar com o RH. 

Você olha para a lista, aquela feita no caderno do seu filho, já são quase duas horas da tarde e você nem almoçou. Come uma barrinha de cereal e abre o e-mail. Pulam dois jacarés filhotes, dessa vez querendo morder a sua mão. 

Trinta e sete e-mails! Alguns com horário da madrugada. E você pensa que jacaré dorme? Jacaré competente manda e-mail à 1h35 e ainda fala que vai trabalhar mais um pouco. 
Ao fim do dia, exausto, faminto, sem ter conseguido tomar um café! Você olha a sua lista de prioridades e se sente um lixo! O que é que eu fiz hoje?? Nem o primeiro item! 

E como sair dessa? Trabalhando incansavelmente o conceito de prioridade. 

As suas prioridades são aquelas relacionadas com suas metas, são as tarefas que somam valor, são as que são significativas e claramente percebidas pelos clientes. Não confunda os conceitos de urgente e importante. A urgência é temporal, tem a ver com a cronologia das coisas, e a importância tem a ver com contexto e conteúdo. 

Trabalhe suas prioridades. Essas sim reúnem o melhor da urgência e da importância, pois foram planejadas por você e de acordo com suas metas e objetivos. 

Não se deixe iludir pelo fato de, hoje, você conseguir matar três ou quatro jacarés por dia. No final você vai ser mesmo avaliado é pela drenagem do pântano. 

6 comentários:

  1. Muito bom o seu texto. Gostei muito de ler. Hoje até escrevi sobre um tema relacionado a este. Eu sempre tento fazer primeiro o que for pior, então o resto fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, uma boa reflexão para não esquecermos nossas prioridades.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Devemos sempre priorizar nossos objetivos.

    Mas não podemos relegar a nossa qualidade de vida a um plano secundário.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir
  4. Olá, Erick!

    Belo texto que mostra como devemos agir para produzirmos os melhores resultados. Embora, sempre devemos agir pautados por princípios éticos é sempre importante que vencecemos as dificuldades com disciplina e muita força de vontade.


    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto ,
    acredito que fomos pegos diariamente por jacarés,mas com estas valiosas dicas a partir de agora ficará muito fácil ...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Erick!
    Obrigado pelo seu comentário em nosso blog! Passamos a te seguir.
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir