sábado, 20 de março de 2010

Você já ouviu falar na Operação Fanta na televisão?


Nem eu...

E na prisão dos integrantes do MST? Ah... Eu também... Vendo na TV a gente acha uns bandidos, não é mesmo? Pois é...

Operação Fanta. Isto tem algo a ver com a Fanta, da Coca Cola? Sim... Fanta laranja, mais específicamente. A Coca Cola é um dos maiores compradores de suco do Brasil.
Pelo que eu ouvi falar, fazem 4 anos - o fato ocorreu em 24 de janeiro de 2006 - quando a Polícia Federal investigava uma operação de cartel. Cartel significa um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção. A ação se deu na Cutrale e a acusação era que as processadoras de suco agiam em conjunto para estabelecer o preço da laranja ao produtor. Naturalmente que deve ter sido denúncia de pequenos agricultores insatisfeitos com o preço oferecido. Eles já não devem mais ter as plantações de laranja para servir de exemplo para aqueles que ousem desafiar esta conceituada empresa.

Foram apreendidos documentos que, supostamente, confirmariam o crime. A empresa entrou então com uma ação para que os documentos não fossem deslacrados. Para impedir a abertura dos documentos apreendidos, as fábricas de suco propuseram um acordo em que pagariam multa de R$ 100 milhões para que o caso fosse encerrado com a devolução do material. Não conseguiram. Mas conseguiram arrastar a abertura por estes 4 anos e ainda queriam mais prazo. Em 2007, os documentos apreendidos na Montecitrus e na Louis Dreyfus começaram a ser analisados.
Paralelamente, Cutrale e Citrovita conseguiram liminares para manter o sigilo. A liminar da Cutrale, no entanto, foi derrubada na Justiça de Araraquara, decisão mantida pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo. Finalmente, nesta semana, os documentos foram abertos. O que havia lá? Não sei, pois a ação corre em segredo de justiça. Ninguém sabe. Talvez nem mesmo fique sabendo.

Não é a primeira ação que a Cutrale enfrenta. Existem outras, relativas à grilagem das terras que ocupa - aquelas que foram invadidas. Mas estas fazem muito mais tempo. Tanto que a gente nem se lembra mais. O que a gente lembra é da invasão das terras da Cutrale. Esta a gente não pode esquecer, pois a TV à toda hora lembra.

As empresas envolvidas nesta ação são: indústrias Cutrale, Citrossuco, Citrovita (controlada pelo grupo Votorantim), Louis Dreyfus e Bascitrus. O Conselho Administrativo de Defesa da Economia (Cade) está impedido de atuar neste caso, mesmo sendo o órgão que deveria atuar. O caso está na Secretaria de Direito Econômico (SDE). O processo pode se arrastar por ainda mais quatro anos.  E até lá, como nos outros que enfrentou, a gente já terá se esquecido do que se tratava a Operação Fanta. Pode ser que até lá nem exista mais o MST prá encher o saco. Mas fiquem tranqüilos, pois mesmo que consigam acabar com o MST haverão outros movimentos populares para ser dizimados e fornecer material para divulgação na a televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário