sábado, 20 de março de 2010

Sped - Ferramenta de administração ou arma fatal

Para especialista, os problemas enfrentados no registro da NF-e, um dos pilares do sistema, provém da gestão de processos.
Embora a formalização das notas fiscais eletrônicas (NF-e) seja um dos maiores desafios para as empresas na hora de implementar os pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), ela pode contribuir para a revisão de processos e ganho de eficiência operacional. A opinião é do gerente sênior da Pricewaterhouse Coopers, Bruno Porto.
Cadastro de clientes e de fornecedores desatualizados, duplicidade de dados e falta de regras eficazes na hora de efetuar os registros no sistema são alguns dos obstáculos enfrentados. “O problema do cadastramento é resultado de uma gestão interna de processos que precisa ser melhorada. A NF-e demanda informações que são essenciais nas organizações e que deveriam estar em conformidade independentemente do sistema”, disse.
Para resolver essas questões, Porto recomenda que seja feita uma reestruturação e limpeza na base de dados. “É preciso atualizar as informações constantemente e garantir que a inserção no sistema tenha regras claras e procedimentos mais eficientes. Investimentos em tecnologia também são essenciais para concretizar isso. Quanto mais automatizada estiver, menor a chance de erro”, explicou.
“Como o Sped foi criado para gerar dados real time, a qualidade da informação precisa ser priorizada pelo CFO. Para isso, deve desenvolver melhor a área fiscal e de TI da corporação com treinamento e qualificação profissional”, destacou.
Fonte:  Financial Web
O sistema de contabilidade digital adotado hoje no Brasil exige ferramentas mais sofisticadas para a gestão, pois a integração fiscal, contábil e de custos se dá "on line" e isto é bom para todos. Para o governo, porque tem as previsões de recursos de forma segura. Para o consumidor, porque sabe que as transações estão registradas e o acesso a estas informações podem se dar de forma simples e segura. Para a sociedade porque diminui a corrupção, tão comum nos tempos em que a verificação estava a cargo de um servidor público nem sempre muito honesto e que cobrava para não ver o que acontecia de errado.
Hoje as empresas têm que se aparelhar tecnológicamente para suportar o envio de informações seguras e que não sejam contraditórias. Isto facilita a gestão do negócio na medida em que as ferramentas existentes através dos sistemas de ERP são hoje uma necessidade.
ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Ou seja, um sistema que permite ao gestor informações, em tempo real, dos dados que indicam as vendas; as existências em estoque; as necessidades de compras; contas a pagar e a receber com controle do fluxo de caixa; os pedidos em aberto e as previsões de vendas, de recebimentos e demais dados que indicam a situação da empresa.
A tecnologia hoje ajuda na gestão e na administração do negócio e, cada vez mais se torna uma necessidade. Principalmente nos tempos em que todos nós estamos tão expostos. É como disse um amigo em seu post: hoje vivemos em um grande "Big Brother" que, se bem administrado, servirá como ferramenta de gestão. Se mal administrado, será uma arma apontada contra o próprio empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário