domingo, 21 de março de 2010

Bloqueio à Faixa de Gaza - Onde estão os defensores da liberdade?

O UOL Notícias repercute a agência AFP: O bloqueio israelense contra a Faixa de Gaza "causa sofrimentos humanos inaceitáveis", afirmou neste domingo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante visita ao enclave palestino.
"Disse clara e reiteradamente aos dirigentes de Israel que sua política de bloqueio é insustentável e equivocada", declarou Ban Ki-moon em Khan Yunes, no sul deste território.
Além de "causar sofrimentos à população de Gaza, esta política é contraproducente. Debilita os moderados, e concede poder aos extremistas", declarou.
Já o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou, por sua vez, que a política de construção em Jerusalém é "a mesma de Tel Aviv", reiterando a negativa a congelar a colonização na Cidade Santa.
Antes da sessão semanal do gabinete, Netanyahu reafirmou que "nós continuaremos construindo em Jerusalém, como vimos fazendo há 42 anos".
O secretário-geral da ONU chegou na manhã de domingo a Gaza, como parte de uma visita a Israel e aos territórios palestinos.
Veja mais em UOL Notícias.

Enquanto isto se calam aqueles que clamam pelo direito e determinação dos povos. Os Estados Unidos continuam despejando fortunas em dinheiro em Israel, continuam sendo fornecidas armas que servem para a tentativa de extermínio de palestinos.

Todos se calam. Israel pode continuar executando sua política de extermínio e discriminação. A ONU critica mas nada é feito para evitar o avanço de Israel sobre o território palestino. Sem bloqueios, sem sanções, sem nenhuma atitude. Até quando?

4 comentários:

  1. Meu caro Erick,
    Não se iluda, com todo o respeito. Estão por aí atacando povos e trabalhando para poder manter a situação.Inclusive na internete (em português mesmo.
    Estão por aí, revestidos de democratas reproduzindo e divulgando a as noticícias da política da imprensa oficial,inclusive na rede mundial, para conseguir a simpatia de alguns.
    Uns até culpam o Lula de censurar a imprensa.
    Kakaka... só me resta rir.
    Um abraço.
    Beth Muniz

    ResponderExcluir
  2. Erick,
    É triste o que acontece por lá. Mas muita coisa ruim, se não forem todas, é proveniente da intolerância religiosa em não ceder um milimítro de terra em nome da santidade do terreno.
    Agora, os EUA e a ONU tomaram uma posição contrária ao que está sendo feito por Israel. É um avanço.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lamentavelmente, esquecem-se de os Estados Unidos 'despejam' dinheiro em Gaza e este dinheiro está sendo investido em quê? E eu, sinceramente, nunca ouvi falar de terrorista israelense em parte nenhuma do mundo. Interessante que todos que reclamam do 'bloqueio' à Gaza, não sentem estranheza alguma quando o porteiro do prédio pede documentos ao visitante. Entrar no CTA, por exemplo, é mais fácil que entrar em certos condomínios. Os palestinos suícidas precisam de passe livre para o ódiuo gratuito...é isso?

    ResponderExcluir
  4. Egle, se você verificar em http://erickfigueiredo.wordpress.com/2010/03/14/brasil-e-israel-paz-ou-divisas/, verá um breve relato sobre a situação política em Israel, onde existem os conservadores - radicais - e os moderados. Estes últimos desejam a paz, mas o governo é do partido Likud, predominantemente sionista.
    Você sabe que o movimento sionista foi fundado em 1896 por Theodor Herzl, ocasião na qual se iniciou a ocupação da Palestina, que era uma colônia inglesa.
    Houve sim movimento armado pelos judeus. Seu braço armado era o Haganah, um exército clandestino criado para proteger a ocupação judaica na Palestina.
    Hoje existe o exército de Israel, que foi criado com recursos de seus aliados e é utilizado pelo governo radical para tentar exterminar os palestinos.
    É necessário, para a promoção da paz, o respeito às decisões da ONU com a desocupação de Gaza e a criação de um Estado Palestino. Isto não será possível enquanto o governo de Israel continuar sua ofensiva ocupando novos territórios.
    Esperamos que os Trabalhistas ocupem de novo o poder, pois com o Likud será muito difícil alcançar a paz com o reconhecimento, pos Israel, de um Estado Palestino livre e soberano.
    O avanço de Israel sobre a Faixa de Gaza só trará mais mortes de ambos os lados. Foi Israel quem enfraqueceu a Liga Árabe, dando poder ao Hamas. E que agora reclama daqueles que colocou no poder.
    É preciso parar com as hostilidades. E isto só será possível quando houver entendimento e boa vontade. A comunidade internacional se esforça para isto. É preciso que também Israel faça a sua parte.

    ResponderExcluir