quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A transformação do comunismo ou o assassinato de Luiz Carlos Prestes?


Não quero fazer um tratado filosófico nem defender nenhum ideal socialista. Só gostaria de entender.
Uma das teorias basilares do comunismo é a chamada “mais valia”, cujo conceito, segundo David Ricardo, trata da aplicação conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as três classes da sociedade: proprietários de terra (sob a forma de renda da terra), trabalhadores assalariados (sob a forma de salários) e os arrendatários capitalistas (sob a forma de lucros do capital). Karl Marx chama a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro: estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante – o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização – o que ele chama de mais-valia relativa. Em fazendo esta distinção, Marx rompe com a idéia ricardiana do lucro como “resíduo” e percebe a possibilidade de os capitalistas ampliarem autonomamente suas taxas de lucro sem dependerem dos custos de simples reprodução física da mão-de-obra.
O comunismo tem como objetivo a criação de uma sociedade sem classes, sem Estado, baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a consequente abolição da propriedade privada e caracterizada pelo controle dos meios de produção pelos trabalhadores através de associações livres de produtores. Em princípio, nada tem haver com a “ditadura do proletariado” estabelecida na união soviética. Poderia muito bem estar inserida como uma teoria econômico-social que defenderia o princípio da distribuição plena dos resultados obtidos pela aplicação do capital, o que é meio complicado, pois temos que considerar ainda as variações da demanda do produto, por si só variável.
Estas teorias são complicadas demais. Só abordei tais temas para tentar entender o que motivou a guinada do Partido Popular Socialista – PPS, antigo Partido Comunista Brasileiro – PCB que hoje é aliado a partidos comprometidos com o neoliberalismo como o DEM e o PSDB, por exemplo. E o que defende o neoliberalismo? Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Sem julgar a teoria neoliberal, que já demonstrou que tal teoria induz à crise econômica e não ao desenvolvimento social, gostaria saber como podemos entender e aceitar uma tal guinada teórica de um partido inteiro formado pela histórica figura de Luiz Carlos Prestes. Ou será que o PPS, num rasgo de pragmatismo de meia dúzia de líderes resolveu encurtar o caminho para o lucro fácil e a exploração do trabalho pelo o capital?
Seria um tardio assassinato de Luiz Carlos Prestes com subversão de seus ideais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário