segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Viva a nova Independência!


No pronunciamento que fez à Nação na noite deste domingo, em cadeia de rádio e televisão, o Presidente Lula disse que a participação popular é fundamental para o fortalecimento da democracia. E chamou a sociedade para debater junto com o Congresso o novo modelo de exploração do petróleo da área do Pré-sal proposto pelo governo.


No tradicional pronunciamento feito para saudar o Dia da Independência, Lula disse que sua mensagem seria diferente da dos anos anteriores, que tinham o objetivo de enaltecer o passado para pensar o presente. De acordo com o Presidente, o pronunciamento dedicado ao 7 de setembro neste ano seria para festejar o futuro e celebrar uma nova independência, que tem o nome de Pré-sal e a forma dos projetos enviados esta semana ao Congresso, que tem como conteúdo a mudança na regulamentação da exploração de petróleo e gás para que esta riqueza seja corretamente utilizada para o bem do Brasil e de todos os Brasileiros.

A principal mudança que estamos propondo é que, nas áreas ainda não exploradas do Pré-sal, passe a vigorar o modelo de partilha. Quase todos os países que têm grandes reservas e baixo risco de exploração adotam este sistema. Ele garante que o Estado e o Povo continuem donos da maior parte do óleo e do gás, mesmo depois de sua extração.

Veja, ouça e leia a íntegra do pronunciamento de Lula para o Dia da Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário