domingo, 23 de agosto de 2009

Forjando a notícia


Tenho visto em diversos blogs a indignação sobre as mentiras da Dilma Rousef. Acredito na sinceridade daqueles que postam tal indignação baseadas nos órgãos de divulgação (que se dizem de informação) ao qual têm acesso. Tais órgãos têm clara a sua opção eleitoral e é muito dificil separar fatos de opiniões tendenciosas.

Exemplo disso foi a notícia veículada por estes órgãos com a afirmação de Marina Silva que o governo Lula era insensível à causa social. Quando ouvi isso na rádio pertencente ao grupo "O Estado de São Paulo", citando a notícia veiculada em "O Globo", pensei com os meus botões: "será que fizeram lavagem cerebral na Marina?". O jornal "O Globo" ontem, escondidinho publicou o desmentido de Marina sem o mesmo destaque.

A revista "Carta Capital" que está nas bancas investigou o embróglio Dilma X Lina tão repercutido nesta mesma imprensa e descobriu que no dia do famoso e repercutido encontro, no dia 19 de dezembro do ano passado, Dilma estava com Lula no Rio de Janeiro em um evento na Petrobrás e Lina embarcava para Natal. Também este fato, quando comprovado, será apagado do noticiário sem que se dê repercussão ao desmentido.

Em um trecho do editorial da Carta Capital, se faz alusão às análises das pesquisas eleitorais que, enquano afirma o estacionamento da candidatura Dilma, vaticina a retomada da "frenética fanfarra" de sua campanha.

Vejam que não é que não sejam noticiados fatos: tudo o que é publicado é fato. Só que os fatos são manipulados de forma tal que nossos inocentes blogueiros fiquem indignados e disseminem uma afirmação de alguém que não fica comprovada e, para a cuja não comprovação, não é dado o devido destaque.

No Blog do Júlio Falcão existe informação de que houve uma reunião de Serra (PSDB) com Agripino Maia (DEM) no dia 03 deste mês onde, supostamente, foi traçada algumas estratégias para a sua campanha. Estas estratégias a gente conhece desde a derrubada da candidatura de Roseana Sarney. E as tais estratégias ganham ampla repercussão dos tais órgãos de divulgação.

Por isso aconselho aos amigos blogueiros: não acreditem em tudo o que lêm, pois vocês podem estar multiplicando notícias forjadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário