segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Bílbia - História das Escrituras

A Bíblia tem um sgnificado muito importante para nós, os ocidentais. A cultura, sociedade, filosofia, religião e legislação foram influenciados pelo nosso livro sagrado. Sem a Bíblia, não hoje seríamos hoje a sociedade que somos. Posso ousar dizer que nosso sistema social e jurídico são fundamentados na Bíblia, fonte dos conceitos morais e éticos que nos norteiam.

Mas a Bíblia foi compilada durante séculos. Antes disso, existiam livros que eram adotados por diversas congregações em diversos locais e por diversos líderes. Isto até que Constantino, o grande, adotasse o cristianismo e a Igreja Católica Romana entre 317 e 325 dC e a partir daí houve uma busca por uma unidade canônica. Podemos afirmar que houve uma espécie de censura quantos aos livros a serem adotados.

A escolha dos livros se iniciou pelo Novo Testamento, que foi instituido no Concílio de Catargo em 327 dC, quando oficialmente foram adotados os 27 livros que compõem o Novo Testamento.

Quanto ao Velho Testamento, podemos dizer que somente em 692, no Concílio de Trulos, ficou definitivamente estabelecido os 46 livros do Velho Testamento. Esta escolha, aparentemente foi mais difícil do que a dos livros que compõem o Novo Testamento. Antes disso, tivemos Concílio de Hipona em 393, o Concílio de Cartago 3º em 397, o Concílio 4º em 419 e, finalmente o Concílio de Trulos em 692, quando proclamaram os 46 livros do Antigo Testamento. O Torá é parte integrante deste livro, como não poderia deixar de ser e as diversas traduções não alteraram substancialmente se conteúdo.

Hoje a Bíblia é adotada por todos os segmentos da religião cristã: tanto os Católicos Romanos quanto os protestantes e os que se denominam apenas evangélicos e não se auto classificam nem em uma nem em outra denominação. Mesmo as chamadas seitas cistãs adotam a Bíblia como livro sagrado.

Nossa sociedade se baseia na Bíblia, já que a religião e estado se separaram há pouco tempo e serviu de base para todo o sistema legal e ético de nossa sociedade, sendo dos mais importantes código de conduta adotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário