quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sintético versus Analítico



Quando elaboramos um relatório apresentação, um parecer, um planejamento, avaliação ou relatório devemos enunciar e apresentá-lo de forma sintética ou de forma analítica?

Um questionamento pertinente, já que, se elaboramos um trabalho extenso, corremos o risco de, ou não ser lido, ou, se lido, não ser devidamente compreendido; se sintético, corremos o risco de simplificar demais e não despertar o interesse e a compreensão completa do assunto tratado.

Na minha opinião, temos dois passos distintos:
  • Primeiro, temos que elaborar o documento - A elaboração implicará na análise do assunto que trataremos o que significa abordagem o mais abrangente e detalhada que pudermos, pois se vamos tratar do assunto em questão, é imprescindível conhecê-lo o mais profundamente possível.
  • Segundo, temos que preparar a apresentação - A apresentação deverá resumir o estudo elaborado de tal forma que seja sucinto sem perder a objetividade e a amplitude.


Não é fácil mas é possível sintetizar em poucas laudas ou através de recursos visuais sem perder o foco e a amplitude com a possibilidade de, se questionados, detalhar melhor o assunto tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário