sábado, 20 de outubro de 2012

Democracia direta e intrigante

No nosso sistema eleitoral, os políticos são muito mal vistos exatamente pelos vícios existentes no sistema representativo.
  • Como são escolhidos os candidatos? Qual o critério?
Os candidatos são escolhidos por partidos políticos sob os mais variados critérios, dependendo do partido.
Alguns escolhem como candidatos nomes já consagrados. Outros, pessoas que atuem na comunidade e tenham a garantia do maior número possível de votos. Alguns chegam a cobrar para lançar candidatos.
  • Fica a pergunta: e se os candidatos fossem nomeados por escolha popular? Sem a intervenção dos partidos, a escolha não seria mais democrática?
  • Como um candidato pode perder o mandato?
No caso de poder legislativo, mediante o voto de seus pares após processo em comissões que recomendem a cassação. Se do executivo, dependerá de processo político no poder legislativo.
  • Fica a pergunta: e se os próprios eleitores tivessem o poder de, a qualquer momento, mediante votação, cassar o mandato daquele que ele mesmo elegeu? E se esta cassação não significasse mais do que a perda da representatividade se não houvesse envolvimento em crime? Sem oba oba, sem processo. Não foi bem, perde o mandato e pronto. Se houver oportunidade, o cassado poderá ser de novo escolhido como representante.
  • O que é necessário para a eleição de um candidato?
Muito dinheiro envolvendo muita propaganda, muitas promessas,  muitos conchavos onde se promete uma coisa para o povo e outra para patrocinadores de campanhas eleitorais, os verdadeiros beneficiados pela eleição de determinado candidato.
  • Fica a pergunta: e se os candidatos, escolhidos diretamente pelo povo não fizessem nenhuma propaganda e fossem eleitos apenas por seus méritos e pelo conhecimento e confiança do eleitorado?

Existe um país onde:
  • Os candidatos são escolhidos e depois eleitos pelo povo e não por partido político.
  • O eleito só pode ser escolhido por maioria absoluta de mais de 50% dos eleitores.
  • Todos os representantes de todos os poderes são eleitos e não indicados.
  • A qualquer momento o escolhido pode perder o mandato se não fizer conforme o esperado dele e sem outras repercussões.
  • São deputados aqueles mais votados pela população.
  • Os políticos, não sendo profissionais, não recebem salário nem quaisquer outros benefícios.
  • Não existe propaganda eleitoral e a representatividade se dá não por patrocínios com propagandas milionárias, mas pela escolha direta e sem propaganda.

Este país existe, mas você sabe de qual país estou falando?

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é...
      Você sabe que sim.
      O post veio como resposta a todos aqueles que desprezam a atividade política e que, na maior parte das vezes, tem tendência de direita.

      Excluir
  2. Aqui no Brasil país, além da escolha por critérios pouco confiáveis, da qual o povo é excluído, há também a tal da Proporcionalidade, do Quociente Eleitoral e da Distribuição das Sobras, que compõem o sistema eleitoral que elege os cargos às Câmaras legislativas, (vereadores e deputados estaduais e federais), exceto os senadores... Em resumo, permitem que um candidato que recebeu apenas um voto represente uma proporção de eleitores...

    http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos-iniciados-com-a-letra-s#sistema-eleitoral-proporcional

    http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos-iniciados-com-a-letra-q#quociente-eleitoral

    http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos-iniciados-com-a-letra-m#media

    ResponderExcluir