domingo, 30 de setembro de 2012

A defesa da Terceira Via


O ministro alemão do Interior, Hans-Peter Friedrich, em entrevista ao jornal berlinense Der Tagesspiegel, manifestou preocupação com alguns grupos defensores de princípios político-filosóficos que defendem uma terceira via política.

Esta terceira via prega a liderança da sociedade feita por notáveis de conhecimento e cultura acima da média, que possam orientá-la e que a produção de bens e serviços devam deva ser feita com base na propriedade privada distribuída entre os membros produtivos da sociedade de acordo com sua capacidade natural.

Os notáveis e os membros produtivos da sociedade vem do conceito da "Lei Natural", na qual se reconhece que a sociedade é constituída por indivíduos com diferentes capacidades produtivas que, bem orientados poderiam trazer melhores resultados para a comunidade reconhecendo-se que a moralidade faz parte da natureza humana em geral e deve ser preservada.

São feitas, por esta corrente de pensamento, críticas tanto ao comunismo como ao capitalismo, já que:

Comunismo - O comunismo é perigoso para o bem-estar das nações por causa de seu desprezo pela propriedade privada, do seu poio a conflitos de classes e à agressão contra a classe média.

Capitalismo - O livre mercado do capitalismo age em impulsivamente em busca de lucros, devido à sua natureza egoísta e despreza a tudo e a todos exceto os seus lucros.

Na realidade esta terceira via já está organizada na Alemanha e é denominada "Nationaldemokratische Partei Deutschlands - PND", um grupo neonazista de extrema-direita que faria muito sucesso entre alguns setores da sociedade brasileira.

Este partido político já sofreu algumas tentativas de proibição pelas suas características totalitárias mas estas tentativas não lograram êxito.

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Veja mais em Der Tagesspiegel

Nenhum comentário:

Postar um comentário