quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O dentista sorridente


Tenho um parente cuja profissão é dentista e trabalhava como funcionário público em uma capital do nordeste brasileiro. Próximo da aposentadoria, de interessou pela ação governamental Programa Saúde da Família, hoje conhecida como Estratégia da Saúde da Família, pois superou o "programa" e se tronou uma ação coordenada, procurando alterar o modelo assistencial até então vigente, onde eram atendidas apenas as emergências, para se tornar um sistema de prevenção pelo acompanhamento e prevenção de doenças.

Este meu parente se entusiasmou com a possibilidade de atuar não mais na simples extração de dentes pela total falta de condições de tratamento bucal quando o cliente era atendido na emergência, para atuar na profilaxia, orientação e tratamento bucal, como deve ser o trabalho do dentista. Ele adiou sua aposentadoria e dedica-se com alegria a este mister.

A ação visa dotar os municípios brasileiros de condições para este tipo de atendimento, já que só através do município é possível tal tipo de atendimento familiar. E hoje, dentro da ação estratégica, existe o programa Brasil Sorridente, para o qual existem Unidades Odontológicas Móveis, veículos adaptados para atuar como um consultório dentário, com capacidade de 350 atendimentos por mês, sendo hoje 181 veículos que serão ampliados graças ao investimento de R$ 3,6 bilhões até 2014, expandindo a capacidade e as equipes, que se hoje são 22 mil, poderão ser multiplicadas evitando que tenhamos tantos desdentados e evitando uma série de outros problemas gerados pela falta de tratamento bucal.

3 comentários:

  1. Este seu parente merece um belo aplauso , além de estar aposentado ele ainda se solidarisa com o próximo , bom ele ta fazendo um pedacinho que o governo não faz abs.

    Ó nois te seguindo ai na motinha , se puder seguir o meu agradeço e sempre cometaremos ok.

    http://www.aramehabil.com.br

    Fui........brummmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade ele só conseguiu dedicar-se de forma mais efetiva à sua profissão por causa das ações governamentais nesta área.
      Obrigado pela visita e volte sempre.

      Excluir