quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nota Fiscal em Manaus - missão impossível

Notícia do TI Inside:


O resultado de uma campanha de esclarecimento sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) direcionada ao varejo do Amazonas superou as expectativas da Secretaria da Fazenda.
O trabalho foi realizado durante o primeiro semestre para mostrar que a partir de 1º de julho não poderia mais ser utilizada a nota fiscal convencional para acobertar as operações de vendas entre empresas.
A expectativa era de 10 mil comerciantes aderissem à NF-e. Entretanto, conforme levantamento da Secretaria da Fazenda, 10.110 varejistas começaram a acobertar suas operações por meio do documento eletrônico.
A substituição dos formulários em papel, modelos 1 e 1A pela NF-e é uma exigência do Conselho Nacional de Política fazendária (Confaz). As empresas que continuarem a operar com as notas convencionais e forem pegas pela fiscalização terão a carga retida por estarem com documento inidôneo e deverão pagar multa que equivale a 100% do imposto devido.
Há pouco tempo estive atendendo um cliente em Manaus e, pelo que pude notar, Nota Fiscal é um item completamente desconhecido naquela cidade quando se trata de nota ao consumidor.

Quando você pede uma Nota Fiscal, recebe um papel de tamanho exagerado e com alguns carimbos para dar aparência de "documento". Mas não é Nota Fiscal. Se você insistir, o cara se faz de desentendido ou quer brigar.

Se conseguiram esclarecer os manauaras, parabéns, mas eu acho quase impossível conseguir isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário