sábado, 10 de setembro de 2011

Complexo do Alemão - Desinformação e sabotagem


No Complexo do Alemão houve, na semana passada, uma tentativa desesperada de retomada de territórios  pelos traficantes que não logrou êxito. Uma tentativa de manter guerra de guerrilha, apresentada por setores da imprensa, interessada em desacreditar governantes, como uma reação bem sucedida do tráfico e da falta de capacidade de manutenção do território conquistado pelas forças militares e policiais.

A imprensa, ao tentar desacreditar governantes, está na realidade a serviço do crime organizado sabotando a paz. Isto porque em toda a guerra existe a guerra de informações. Assistimos, na semana passada, a tentativa de convencimento da população daquelas regiões, que o lado correto seria o dos traficantes, pois as forças militares não seriam capazes de manter os territórios. Desta forma, com apoio dos moradores, os traficantes poderiam ter guarida e apoio. Este enfoque apresentado por setores da imprensa além de mentiroso, é criminoso.

Os últimos ataques dos traficantes ao Complexo do Alemão foram reação estratégica na tentativa de retomada de territórios das forças de ocupação. A falta de resistência por parte dos traficantes foi uma retirada estratégica para reagrupamento de forças.

Como em toda a guerra, está por trás de tudo motivações econômicas. Foram apreendidas 36 toneladas de maconha, 468 kg de cocaina, 21 kg de haxixe, 166 kg de crack e 223 litros de cheirinho da loló. Isto significou R$ 27 milhões em prejuízos. Além disso há a questão da perda de força. As forças do tráfico tiveram baixa de 320 criminosos, 169 fuzis, 223 pistolas, 80 revólveres, 19 carabinas, 34 espingardas, 39 metralhadoras, 19 submetralhadoras e 51 granadas. Isto sem contar que "oficiais" das forças criminosas foram presos, como Marreta, do Alemão; Kiko do Falet; Biscoito, do Cajueiro além de outros comandantes. Alguns foram obrigados a fugir do país, abandonando a ação.

Mas estas conquistas no combate à forças do tráfico não são convenientemente divulgadas. O que a imprensa mal intencionada tenta mostrar é que o crime compensa e que não adianta o poio às comunidades pobres, que devem ficar sob o império do crime. Quando teremos uma imprensa responsável que contribua de verdade pela paz? 

Um comentário:

  1. Essa situação do Rio de Janeiro é muito complicada. Chegou-se a esse ponto por conta da corrupção envolvendo policiais desonestos e a inércia dos governantes. População é que sofre. Violência tem raízes profundas, a maior delas é a corrupção. Isso é triste. Valeu, abração.

    ResponderExcluir