segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lula e o Congresso reconhecendo erros cometidos - mas faltam outros

A Lei 12.260 de 21 de junho deste ano reconheceu atos criminosos praticados pelo Estado quando incendiou, deliberadamenete, o prédio da UNE. Foi destinada verba para a reconstrução desta entidade que tanto lutou pela democracia e pela cultura de nosso país.

A nova sede foi presenteada com o projeto de um Centro Cultural – que terá 13 andares, e onde serão construídos o Museu da Memória do Movimento Estudantil e o teatro dos estudantes – pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Foi um importante reconhecimento por parte do governo. Podemos dizer que estamos um pouco mais perto da normalidade democrática, do respeito às instituições civis, à sociedade como um todo, com liberdade. Respeito à vontade da maioria mas sem desprezo às minorias, que devem ter o direito à livre manifestação. Sem rancor, sem preconceito com justiça. Mas ainda falta.

Na luta pela liberdade, alguns foram perseguidos e torturados pelo simples ato de pensar, de aspirar e se manifestar. Argumentam que houve luta armada. E houve. Mas se hoje vemos bandidos cruéis e sanguinários autores de crimes hediondos ser levados a julgamento com direito à ampla defesa, não foram assim tratados os que pegaram em armas para a defesa de suas idéias.

Nada justifica a tortura. A Organização dos Estados Americanos pede a revisão da Lei de Anistia, feita pelos torturadores para se livrar de eventuais processos pelos crimes praticados. E esta corte internacional será desrespeitada pelo Brasil justamente quando o país reconhece os erros do passado?

Está na hora do reconhecimento, da revisão e da compensação pelos erros cometidos pelo Estado no passado recente.

Um comentário:

  1. o Lula é o Lula…
    nao tem igual!!!

    Viva o Brasil!!!
    Viva o Rio!!
    Viva o Lula!!!
    Viva a Dilma!!!

    ResponderExcluir