domingo, 19 de dezembro de 2010

Encilhamento - o fracasso de Rui Barbosa

Ano de 1889. A república acabara de ser proclamada em um golpe militar. Rui Barbosa foi nomeado por Deodoro da Fonseca Ministro da Fazenda.

Os latifundiários lutavam por uma indenização pela perda de seus investimentos em capacidade produtiva pela Lei Áurea. Rui Barbosa mandou que fossem queimados todos os registros de matrículas de propriedades de escravos. A alegação era apagar a memória escravagista no Brasil, mas a verdadeira intenção seria a de evitar pedidos de indenização pelos proprietários de escravos.

Havia nesta época, discussão sobre a necessidade do Brasil se industrializar, diversificando suas fontes de recursos. Tomando como exemplo o mercado de capitais dos Estados Unidos, Rui Barbosa permitiu que bancos emitissem títulos de crédito. Só que estas emissões eram feitas sem garatias de depósitos efetuados. Estes títulos eram destinados a financiamentos de empreendimentos destinados principalmente às indústrias, mas extensivo também ao comércio e às atividades agrícolas. Nesta época a emissão de moeda era lastreada com ouro. Houve emissão de moeda sem lastro.

Encilhamento é o aparelhamento de um cavalo para iniciar a cavalgada. E assim foi chamada a política de industrialização. A intenção era a industrialização do Brasil, mas não foi isso o que aconteceu. Houve alguns empreendimentos de sucesso, mas a maioria não produziu os efeitos planejados.

Ações de novas empresas eram lançadas na Bolsa de Valores. Mas nem sempre estas empresas existiam de fato. Um espertalhão podia inventar um projeto, lançar ações na Bolsa de Valores, pegarem um empréstimo e viver com a grana arrecadada. E a ação da empresa inexistente continuaria a ser negociada em bolsa. Houve especulação financeira, com a crise da bolsa e a ruína de numerosos investidores. Não é preciso dizer que os réis desvalorizaram e a inflação se agravou. Bancos foram autorizados a emitir moeda. O caos se instalou e alguns conseguiram se beneficiar com a situação. A atuação de Rui Barbosa durou apenas 14 meses. Foi um fracasso.

Um comentário:

  1. O ÁGUIA DE HAIA, ERA CABEÇUDO MESMO, DESINTELIGENTE,CONTUDO,UM HÁBIL MANEJADOR DE FRASES BONITAS,QUE NA PRÁTICA SIGNIFICAVAM O CONTRÁRIO DAS TEORIAS QUE PREGAVA.

    O ENCILHAMENTO DECORREU DE SUA FALTA DE TIROCÍNIO ADMINISTRATIVO, COPIANDO PRÁTICAS DA ECONOMIA ALIENÍGENA.

    ECCE HOMO,QUE DIZEM TER SIDO UM LIBERAL. SERVIU AO PRIMEIRO GOVERNO REPUBLICANO INSTITUIDO POR UM GOLPE MILITAR NO BRASIL. É ASSIM QUE DIZIA: "FORA DA LEI NÃO HÁ SALVAÇÃO".

    E O GENOCÍDIO DE CANUDOS ? RUI SILENCIOU PARA NÃO SE CONTRAPOR AOS MILITARES CRIMINOSOS E COVARDES,CHEFIADOS PELO FASCISTA PRESIDENTE, IMPRUDENTE DE MORAIS.

    ResponderExcluir