domingo, 15 de agosto de 2010

Mistérios dos tempos das ditaduras sul americanas





Ontem estava nas bancas a revista Época com a foto de Dilma, resgatando sua atuação durante o período de excessão pelo qual passou o Brasil. Ela resistiu mas não foram todos os que resistiram. Conforme ela mesmo disse, foi torturada e presa mentindo aos seus algozes para proteger seus companheiros. Mas nem todos os que foram presos resistiram. Muitos se tornaram ex-ativistas e entregaram seus companheiros, tendo sido responsáveis pela morte de muitos. Outros fugiram. Outros fizeram as duas coisas.

José Serra, por exemplo, era muito ligado a João Goulart. Ele foi um dos que fundaram a Ação Popular (AP), foi eleito presidente da UNE e, em 1963 durante homenagem a Getúlio Vargas e, em 1964 no comício da Central do Brasil, discursou ao lado de João Goulart. Foi perseguido pela ditadura e fugiu sem ter concluído sua faculdade de engenharia, após ter se refugiado na embaixada da Bolívia. Foi para a Bolívia e daí para a França, Tendo retornado ao Brasil e entrado em contato com os antigos companheiros para reorganizar a AP em 1965. Mas a reunião para a reorganização da entidade foi descoberta pelo DOPS e todos foram presos. Todos menos Serra, que providencialmente não foi à reunião, tendo escapado.

Após o episódio da prisão de seus companheiros, Serra se erradica no Chile, então governado por Salvador Allende, tendo feito curso de pós graduação (sem ter se graduado) em economia e trabalhou no CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) tendo se afinado com Eduardo Frei, que conspirou contra Allende e festejou a ascensão de Pinochet ao poder. Mas Serra tinha a fama de marxista e esteve junto com Jango e, no golpe militar do Chile chegou a ser preso.

Todos sabemos hoje que a CIA (Agência de Inteligência dos Estados Unidos) participou da derrubada e, segundo a versão geralmente aceita, do assassinato de Allende, instaurando no Chile a prolongada ditadura de Pinochet. Serra chegou a ser preso no Chile e foi levado ao Estádio Nacional, que serviu de prisão e onde muitos foram executados. Mas Serra foi libertado, ficou alguns meses exilado na Itália e depois foi recebido nos Estados Unidos, com direito ao "green card" e a freqüentar o curso de mestrado na Universidade de Cornell.

Importante ressaltar que na época na qual Serra foi para os Estados Unidos o presidente era Nixon e Henry Kissinger era responsável pela economia. Era o último lugar do mundo onde um ativista de esquerda latino americano procuraria para viver. Mas Serra conseguiu. Não só conseguiu o "green cad" como teve condições financeiras para estudar lá, mesmo tendo sido ligado a Jango e ter vivido no Chile à época de Salvador Allende.

A trajetória de Serra nos tempos das ditaduras sul americanas é realmente um mistério. O que realmente aconteceu na tentativa de reorganização da Ação Popular e na queda de Allende? Talvez só ele mesmo possa responder a esta pergunta. Se alguém tiver alguma explicação, pode explicar.

Um comentário:

  1. É, uma coisa eu sei, não tem nenhum santo, mas, nem todos precisaram pegar em armas ... ufa ...

    ResponderExcluir