domingo, 18 de julho de 2010

Orgulho nordestino

Me orgulho muito de meus vínculos com o nordeste. Não sou nordestino mas sou descendente. E moro em São Paulo, como milhões de descendentes de imigrantes.

Hoje o nordeste avança rumo à prosperidade, graças aos investimentos federais. Não foi necessário criar linhas especiais de incentivos. Não foi necessário criar um fundo de doações aos nordestinos miseráveis. Não foi porque não é necessário. O nordestino não precisa, pois já dizia Luiz Gonzaga que uma esmola a um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão. Bastou canalizar investimentos e o valoroso povo nordestino respondeu à altura com a sua capacidade.

E este valor já vem de tempos. Podemos citar alguns ilustres nordestinos como, por exemplo, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Gonçalves Dias, José de Alencar, Rui Barbosa, José Lins do Rego, Ariano Suassuna Luiz Gonzaga, Antônio Conselheiro, Ivete Sangalo, Vagner Moura, Tom Cavalcante, Lázaro Ramos, Paulo Gracindo, Vladimir Brichta, Gal Costa, Caetano Veloso, Chico Science, Gilberto Gil, e os alagoanos Jorge de Lima, Graciliano Ramos, Arnon de Mello, Aurélio Buarque de Holanda, Jurista Pontes de Miranda, Marechal Floriano Peixoto, Marechal Deodoro da Fonseca, Senador Teotônio Vilela, Nise da Silveira, Zumbi dos Palmares, esportista Mário Jorge Lobo Zagallo, Djavan, Hermeto Paschoal, o Cineasta Cacá Diégues e vai por aí.

E o nordestino que veio para São Paulo não é diferente dos europeus e asiáticos miseráveis que passavam fome em seu país e que para cá vieram e prosperaram. Só que hoje alguns de seus descendentes, ao invés de se orgulharem do esforço e capacidade daqueles que fugindo da miséria se tornaram "alguém" no Brasil, se jactam de sua "nobre" ascendência européia e menosprezam aqueles que vivem em outras regiões do país. E são muitos os que assim agem num misto de preconceito e seccionismo. Isto só faz com que o resto do Brasil veja o paulista como presunçoso.

Um exemplo desta forma de pensar de alguns paulistas é o hoje candidato José Serra, que se diz amigo dos nordestinos e do nordeste mas que atribuiu o mau desempenho da educação durante seu governo aos migrantes, ofendendo a capacidade dos nascidos nas demais regiões do país. Ele declarou textualmente que "Diferentemente dos Estados do Sul [que foram os primeiros colocados na avaliação], São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando... Este é um problema" (veja aqui sua declaração).

Espero que o restante do país se lembre destas suas declarações.

Um comentário:

  1. Eu sou nordestino,amo o meu lugar minha cultura e sempre digo que aqui não têm só praias lindas mais uma cultura rica e um povo que tem no sangue o ato de contribuir para melhorar a vida no país.

    ResponderExcluir