sábado, 31 de julho de 2010

CPMI do MST esvaziada por falta de quorum e de provas

No dia 14 de julho foi cancelada a votação do relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inqérito por falta de quorum. Não há desvio de dinheiro público para a ocupação de terra no Brasil. Foi o que concluiu o relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigou a ligação entre entidades da reforma agrária e ministérios do governo. No total, foram realizadas treze audiências públicas ao longo de oito meses. A CPMI também investigou as contas de dezenas de cooperativas de agricultores e associações de apoio à reforma agrária.

O DEM e a oposição querem a prorrogação mas Jilmar Tatto, relator da CPMI acredita que não haverá prorrogação da CPMI e que o colegiado deve encerrar seus trabalhos sem votar qualquer relatório. Ele classificou de "desnecessária" a comissão. "A oposição criou esta CPMI somente para fazer disputa política e eleitoral, e não para investigar qualquer irregularidade", argumentou.

Em oito meses, foram convocadas 13 audiências públicas. As contas de dezenas de cooperativas de agricultores e associações de apoio à reforma agrária foram exaustivamente vasculhadas. Nada foi apurado.

O que os denunciantes buscavam era reaquecer a velha política de criminalizar os movimentos sociais brasileiros. Esse tipo de terrorismo tupiniquim a história de nosso país conhece bem: Monteiro Lobato foi preso por propagar que havia petróleo no Brasil (o que prejudicou os interesses norte-americanos); foram chamados de comunistas os que defendiam a criação da Petrobras; e, de terroristas, os que lutavam contra a ditadura e pela redemocratização do país. 

2 comentários:

  1. O MST é um grupo desordeiro, criminoso e tem o aval e proteção do governo federal.
    Qualquer agricultor seja ele grande, médio ou pequeno, que se opuser ao governo, com certeza terá a visita dos marginais do MST.
    Até o centro de pesquisas da Embrapa foi alvo destes criminosos.
    No caso da CPI, não duvido que muitos destes parlamentáres tenham recebido dinheiro para se calarem.
    A corda como sempre arrebenta do lado mais fraco, o lado de quem trabalha honestamente.
    Um grande abraço
    Giba

    ResponderExcluir
  2. Sua opinião carece de fundamento embora a respeite.
    A CPI foi instaurada por grileiros, exploradores de trabalho escravo e representantes da milícias ilegais dos ruralistas justamente para provar o que você afirma. Vasculharam contas, abriram arquivos, procuraram testemunhas mas não conseguiram nenhuma evidência que comprove tais fatos.
    Os ruralistas compram o apoio da chamada grande mídia e, além de utilizarem seus recursos para eleger representantes no Congresso, contam com representantes também no judiciário, como foi o caso do Ministro Gilmar Mendes, também latifundiário. Esta associação, faz com que se procure criminalizar movimentos sociais, provocando a indignação de pessoas de bem, crédulas e inocentes. Como você, por exemplo.
    Mas cada um acredita naquilo que quer. Quem sou eu para discordar da crença de quem quer que seja...
    Abraços.

    ResponderExcluir