sábado, 19 de junho de 2010

Saramago e a arte de calar-se

Publicado pela AFP:



O jornal do Vaticano, Osservatore Romano, atacou duramente o escritor português José Saramago, que morreu nesta sexta-feira, aos 87 anos, na Espanha, chamando-o de "populista extremista" e de "ideólogo antirreligioso" em sua edição deste domingo.
Com o título "O grande (suposto) poder do narrador", o órgão oficial do Vaticano critica com virulência o Prêmio Nobel de Literatura, que era marxista e ateu.
O Osservatore Romano o definiu como "um ideólogo antirreligioso, um homem e um intelectual que não admitia metafísica alguma, aprisionado até o fim em sua confiança profunda no materialismo histórico, o marxismo".
O jornal considera ainda que o escritor "colocou-se com lucidez ao lado das ervas daninhas no trigal do Evangelho".
"Ele dizia que perdia o sono só de pensar nas Cruzadas ou na Inquisição, esquecendo-se dos gulags, das perseguições, dos genocídios e dos samizdat (relatos de dissidentes da época soviética) culturais e religiosos", indica ainda o Osservatore Romano em seu editorial.
No editorial divulgado com antecedência, o Osservatore Romano considera Saramago "um populista extremista", que se referia "de forma muito cômoda" a "um Deus no qual jamais acreditou por se considerar todo-poderoso e onisciente".
Saramago provocou a ira do Vaticano e da Igreja Católica com sua obra "O Evangelho segundo Jesus Cristo" (1992) no qual considerava que Jesus perdeu a sua virgindade com Maria Madalena.
Ele suscitou novamente a cólera dos católicos em 2009 com "Caim", onde a personificação bíblica do Mal, assassino de seu irmão Abel, é descrito como um ser humano nem melhor nem pior do que os outros, enquanto Deus é apresentado como injusto e invejoso.
Durante a apresentação desse livro, Saramago havia alimentado a polêmica, classificando a Bíblia de "manual de maus costumes".
Acredito que o Vaticano tenha perdido uma excelente oportunidade de se calar. Parece que o Santo Ofício, chamado também de Inquisição ainda continua vigorando.

8 comentários:

  1. Amigo Erick, o que poderíamos esperar do Vaticano? Com certeza, eles não friam outro comentário senão deste tipo. A Igreja sempre vetou qualquer coisa, qualquer escrito, que fugisse às regras, portanto meu caro amigo, creio que não devemos nos ater ao que a Igreja fala ou deixa de falar, pois José Saramago foi um grande escritor, e um ícone da literatura que deixou sua marca em seus escritos. Parabéns pela postagem. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  2. Vergonha na cara é o que o Vaticano não tem nem nunca teve... Aquilo é um bando de aldrabões que tentar roubar o máximo os seus crentes.

    Antes de o criticarem, superem-no. Caim e o evangelho foram dos livros que mais gostei de ler de josé saramago.. Ele conseguia tocar bem na ferida da religião cristã, o que fazia temer uma derrocada da mesma por onde ele passasse..

    Tenho dito.... um tiro nesse bando de corruptos era pouco... e era começando pelo papa..

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião ninguém tem que se calar vivemos em um país de livre expressão.. temos conviver com as diferenças e aprender a respeita-las..ateus,cristãos,catolicos, espiritas..todos seremos iguais no dia do juizo, cabe a Deus julgarmos, a paz

    ResponderExcluir
  4. Esaa foi mais uma dentre tantas outras oportunidades que o Vaticano perdeu de ter se calado.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Erich,

    José Saramago foi amado por muitos e odiado por outros, e o seu legado fez com que o Vaticano fosse contrário a tudo que ele escreveu.

    Sabemos que a Igreja, desde a época da Inquisição, destruiu e escondeu muitos escritos, para que os mesmos não caíssem nas mãos do povo, e por esse motivo, a maior parte dos escritos eram em latim, pois o povo não tinha acesso ao latim.

    Perdemos muita coisa importante por causa da Igreja, e não é agora que seria diferente, apesar de que a mesma já está um pouco mais maleável, mas, mesmo assim, continua radical em certos pontos.

    O certo é que o mundo ficou mais pobre com o passamento do grande escritor José Saramago, mas ele deixou sua marca, e isso valeu a pena.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  6. Concordo em Grau, gênero e número o que diz o Brilhante Jornal Romano, e respeito todos os pró e contras de opiniões da mais diversas, pois aqui no Brasil pela nossa Constituição é livre a manifestação de Pensamento e livre o credo religiosos de cada um pois qualquer um pode ter a religião que quiser ou até mesmo não ter se assim preferir e não pode ser condenado por isso devido ser um direito constitucional.

    ResponderExcluir
  7. Por esta razão sempre antes de pronunciar algo, penso e repenso para que minhas palavras não sejam revertidas contra mim, julgar, atacar, ofender é um grande mal das pessoas, temos o livre arbítrio mais não a verdade. Somente Deus à têm.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  8. Provocou a ira do Vaticano, mas menos não seria de esperar uma vez que o mesmo tem como Papa um ex-inquisidor que se apoia no Opus Dei, na Legião de Cristo e na Fraternidade Sacerdotal de S. Pio X.
    E é sim admirado por muitos portugueses, mas não deixou de ser alvo de preseguição por parte do governo português que hipocritamente só esteve interessado depois em que o seu "unico nobel da literatura portuguesa" fosse sepultado em terras portuguesas....
    Saramago é e será uma referência mundial de pensador que, não tendo o monopólio da verdade, procurou contribuir para a justiça social no mundo. Foi um livre-pensador e o notável escritor que sonhou um mundo melhor.

    ResponderExcluir