quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fernando Pimentel ganha direito de resposta

Deu na Última Instância:

O juiz Wanderley Salgado de Paiva, da 30ª Vara Cível de Belo Horizonte, determinou que a revista IstoÉ dê direito de resposta a Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte. Na edição de 3 de março, a revista publicou matéria dizendo que Pimentel seria um dos envolvidos no esquema do Mensalão, afirmação que já foi negada pelo procurador Patrick Salgado Martins, responsável pelas investigações. 
Segundo a decisão liminar, o site e a revista deverão publicar resposta “nos mesmos moldes e com o mesmo destaque e espaço” da matéria publicada no início do mês. O juiz entendeu que a IstoÉ veiculou “informações truncadas”. 
A resposta deverá ser publicada em uma das próximas três edições impressas da revista e, em 48 horas, no site, sob pena de multa diária de R$ 5.000, limitada a R$ 150 mil. Ainda cabe recurso da decisão. 
O procurador Patrick Martins já havia afirmado que os fatos narrados pela reportagem estão fora de contexto e que não havia provas que ligassem Pimentel, que não foi denunciado pelo esquema, ao Mensalão. 
Na decisão, o juiz afirmou que é “dever do jornalista respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão, não podendo o jornalista divulgar as informações de forma inadequada e sem, antes, certificar-se de sua veracidade”. 
Como se pode notar, existe a clara intenção político-partidária de favorecer ao candidato oposicionista através da detração dos candidatos da situação e seus aliados. É a tentativa de golpe que, felizmente é detido pela justiça.

E agora certamente a revista vai clamar por liberdade de imprensa. Pela liberdade de publicar mentiras e manipular os fatos. E ainda vêm defender estas publicações golpistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário