quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Conferência Nacional da Educação - propostas para a melhoria no ensino

Em 31 de março último foi concluída a primeira etapa de discussões das propostas que constarão do documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae). No eixo que trata sobre o financiamento da educação, foram aprovados temas importantes, como a determinação que o país invista 7% do Produto Interno Bruto (PIB) na área até 2011 e chegue a 10% em 2014.


A estimativa mais recente, de 2008, mostra que o Brasil aplica 4,7% ao ano na área de educação. Esse percentual equivale a R$ 136 bilhões investidos pela União, estados e municípios.

Todas as propostas debatidas seguem amanhã (1°) para uma plenária final para serem homologadas pelos participantes. Inicialmente, chegaram à Conae 5,3 mil propostas, que durante a semana foram sendo debatidas e filtradas nas plenárias de cada eixo. A proposta sobre o PIB não precisa ser submetida ao plenário, porque foi aprovada por mais de 50% dos participantes, mas há a possibilidade de algum delegado pedir destaque.

Ao longo do ano passado foram realizadas 1.421 conferências municipais, 470 intermunicipais e 27 estaduais. Participaram dessas conferências o equivalente a 401 mil educadores, que enviaram delegados para a Conferência Nacional de Educação. 

A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço democrático onde a educação é discutida pelos educadores e não imposta. Significa respeito ao educador.

Enquanto isto, em São Paulo os professores recebem um tratamento bem diferente: não recebidos pelo governador que tenta humilhar os professores que têm um dos menores salários do Brasil. Menor do que o de estados mais pobres como o Acre ou Roraima. Ao invés de serem recebidos para discussão do ensino, são recebidos à bala.

O que desejamos para a educação? Respeito ou repressão aos educadores?.

Um comentário:

  1. Que Post Fascinante!
    AMIGO ERICK, o artigo traz números surpreendentes e não deve ter sido fácil contar com 5,3 mil propostas na mais importante conferência nacional visando à melhoria do ensino. Parabéns a todos os dirigentes de tão importante evento. Quanto aos professores em greve no estado de São Paulo, penso que o ex-governador não procedeu de forma correta, isso independente de qualquer situação, haja a vista, que o todo o professor der ser respeitado, receber a atenção de todos nós, e obrigatoriamente de um governador de estado ou qualquer outro mandatário da nação.

    Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo novo blog, ficou, magnífico!
    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir