sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PSP: Uma boa iniciativa - Descubra o que significa esta sigla


Na nossa mídia, preocupada em mostrar aspectos negativos de nosso país, algumas notícias perdem a importância na medida em que apresentam justamente os aspectos positivos que demonstram o desenvolvimento brasileiro. Uma delas é a modernização dos portos brasileiros.

Está sendo implantado no Brasil um sistema denominado "Porto sem Papel" - PSP. O PSP é um sistema que informatiza os procedimentos portuários, agilizando e integrando as informações portuárias, na medida em que promove a comunicação de dados entre os agentes intervenientes no processo, eliminando o trâmite de 112 documentos, em diversas vias, e 935 informações em duplicidade junto às seis autoridades anuentes (Polícia Federal, Anvisa, Delegacia da Receita Federal, Vigiagro e Autoridade Portuária), preservando todos os seus aspectos inerentes ao sigilo e a segurança das informações nele produzidas. Isso irá reduzir o tempo de estadia dos navios nos portos e promover a integração de todo o sistema portuário brasileiro.

O primeiro contemplado com a iniciativa foi o Porto de Santos (SP), seguido pelo terminal de Cabedelo, na Paraíba, a partir de 1º de agosto deste ano. Em Santos, houveram problemas já que os órgãos anuentes, com exceção da Anvisa, não aderiram por completo ao programa e exigiam apresentação de cópias de documentos, praticamente da mesma forma como antes da implementação do PSP e é compreensível, em um projeto dessa magnitude, que se tenha dificuldades quanto ao pleno entendimento e aceitação de todos os envolvidos.

Mas o sistema se multiplica rápidamente pelos portos brasileiros. Está prevista a implantação do programa no período de 2011 a 2012 em mais 23 portos nacionais. Nesta semana os Portos de Imbituba e Laguna, em Santa Catarina, receberam os primeiros treinamentos para instalação e operação do sistema Porto Sem Papel (PSP) e, em paralelo, outros portos estão recebendo treinamento, abreviando, nos portos onde foi implantado o sistema, o tempo de permanência pela redução para liberação de carga, que antes do plano chegava a ser, em média, de 5,4 dias, para até um dia, mantendo uma média de 2,5 dias, melhorando o intercâmbio comercial do Brasil com o resto do mundo.

2 comentários:

  1. É Meu Caro amigo...
    Ao PIG só interessa o caos e a noticia sensacionalista.
    Excelente rumo para o desenvolvimento do país.
    Espalhada e indicada.
    Um abraço Erick.

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    1. O interessante é que se atacava a ineficiência dos portos. Depois de tomadas as providências... nenhuma notícia.

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