sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O desenvolvimento chega a Pernambuco


A movimentação em Pernambuco hoje foi grande, pois na parte da manhã Lula inaugurou o Cais V do Porto de Suape, que recebeu investimentos de R$ 125 milhões e gerou 800 empregos na região. Logo depois, ainda no Porto de Suape, Lula participou do batimento de quilha do primeiro navio doPrograma de Modernização e Expansão de Frota (Promef) da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobrás na área de logística e transporte de combustíveis.

Estaleiro Atlântico Sul, situado no Complexo Industrial Portuário de Suape, município de Ipojuca, em Pernambuco, no Nordeste brasileiro planeja participar da licitação para a contratação de novos navios promovida pela Transpetro.

A segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro deve começar em outubro. O anúncio foi feito pelo gerente executivo do Promef, Arnaldo Arcadier, ao visitar as obras do Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo Industrial Portuário de Suape. A nova licitação deve contratar 16 navios e os executivos do estaleiro já demonstram interesse em participar dessa nova seleção. O estaleiro, que vai construir um lote de dez navios para a primeira fase do Promef, ocupará apenas 70% de sua capacidade com a encomenta e terá 30% de capacidade ociosa.

A Petrobras ainda está definindo quais os tipos de navios serão solicitados para que a Transpetro - empresa subsidiária de transporte da estatal - possa lançar o edital ainda este ano. "No Promef 1, definimos as projeções até 2015. Demoramos porque estávamos estudando a projeção para 2020. O abastecimento será de acordo com o cenário de transporte marítimo", explicou Arcadier. A expectativa é de que no dia 15 de outubro os perfis e a quantidade dos navios solicitados sejam definidos, mas o gerente adiantou que deverá abranger todos os tipos de petroleiros, como os Suezmax e Panamax.

"Devemos ficar em torno do valor pré-definido (16 navios), ou talvez um pouco mais", destacou Arcadier. O Promef 1 foi avaliado em US$ 2,483 bilhões para a construção dos 26 navios, sendo US$ 1,209 bilhões para a construção de dez Suezmax no Atlântico Sul. Cada um desses navios têm a capacidade de transportes um milhão de barris de petróleo. A previsão é de que todos sejam entregues a Transpetro até março de 2013.


(Fonte: Folha de Pernambuco/RAFAELA AGUIAR)

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