SÃO PAULO - Dos 19 principais mercados internos de automóveis e comerciais leves em todo o mundo, somente cinco fecharam o primeiro semestre deste ano com taxas positivas, entre eles o Brasil. De acordo com a consultoria Jato Dynamics do Brasil, a China liderou as vendas, com 4.309.314 unidades emplacadas entre janeiro e junho de 2009, o que representa uma alta de 24,3% em relação a igual período de 2008.
Na segunda posição aparece a Alemanha, com 2.144.979 carros emplacados no período (22,6% de alta). O Brasil é o terceiro colocado, com 1.393.893 automóveis e comerciais leves vendidos nos seis primeiros meses do ano, o que representa um acréscimo de 4,2% em relação aos seis primeiros meses de 2008. Índia e Turquia, com emplacamentos de 918.813 e 272.171 unidades, respectivamente, também salvaram seus mercados internos no primeiro semestre deste ano, ao apresentar elevação de 1,9% e 3,7%, respectivamente.
Dos 14 principais mercados que amargaram queda nas vendas internas, a Jato Dynamics destacou a Rússia, que viu seu número de emplacamentos cair 50%. Os outros declínios expressivos foram apresentados por Espanha (-39,8%), México (-37,8%), Estados Unidos (-35,1%), Grã-Bretanha (-28,2%), Países Baixos (-28%), Japão (-21,3%), Canadá (-18,5%), Bélgica (-17,7%), Austrália (-15,9%), Itália (-12,3%), Malásia (-9,3%), França (-4,1%) e Coreia do Sul (-0,2%).
Quando a comparação é feita com o segundo semestre de 2008, o diretor de vendas e marketing da Jato Dynamics do Brasil, Luiz Carlos Augusto, observa que dez dos 19 mercados internos estudados conseguiram recuperar as vendas no primeiro semestre de 2009. São eles: China, Brasil, França, Itália, Grã-Bretanha, Índia, Coreia do Sul, Bélgica, Turquia e Países Baixos.
MICHELLY TEIXEIRA - Agencia Estado
Extraido de O Estado de São Paulo
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