Há muito ouvimos sobre as ameaças à vida animal.
Este planeta já assistiu ao aparecimento, evolução e extinção de espécies. Se tomarmos a trajetória das diferentes espécies, veremos que algumas delas chegou a dominar o planeta por milhões de anos antes de seu declínio e extinção; declínio e extinção provocados por uma série de fatores como alterações climáticas, geológicas ou mesmo o surgimento de outras espécies que superaram e acabaram por extinguir a anterior.
As novas espécies nem sempre "assassinam" as espécies que extinguem. Nem sempre se alimentam da espécie anterior, simplesmente ocupam o espaço antes ocupado por elas provocando seu declínio e extinção, como hoje faz o homem com várias outras espécies não humanas.
A raça humana hoje ocupa a maior parte do planeta. Esta ocupação extingue as demais espécies. Precisamos comer e adquirimos certas preferências alimentares que são poucas. Se enumerarmos as possibilidades de alimentação entre as espécies humanas e não humanas, veremos que, ao contrário do que acreditamos, não somo generalistas mas especialistas, pois a diversidade de nossos alimentos é muito pequena.
Os (poucos) animais utilizados para a alimentação humana têm sua perpetuação garantida. O fato de nos alimentar da carne de uns poucos espécimes animais, garante a estas espécies sua perpetuação. Os demais, não utilizados para a nossa alimentação estão sendo dizimados pela ocupação do solo para a plantação de umas poucas espécies vegetais utilizadas na nossa alimentação. O pior é que quanto mais vegetarianos formos, de mais espaço necessitaremos, arrasando os habitat das demais espécies não humanas e não utilizadas pelos humanos para alimentação, transporte ou como mascotes.
A solução? Sinceramente não sei. Vou continuar comendo muitos vegetais e alguma carne de animais de poucas espécies e não pretendo me sacrificar para salvas as espécies não humanas a não ser que me apresentem uma boa alternativa.
Algumas espécies que dominaram a terra duraram milhões de anos até serem extintas. A raça humana ocupa o planeta a pouquíssimos milhares de anos. Chegaremos a milhões de anos? Não sei... Vamos aguardar a evolução das espécies e depois vemos como irá se comportar o mundo...
Mas se alguém tiver alguma sugestão, por favor me avise. Quem sabe não possamos salvar as espécies de animais não humanos?
Mas se alguém tiver alguma sugestão, por favor me avise. Quem sabe não possamos salvar as espécies de animais não humanos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário