segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Até José Dirceu duvidou segundo WikiLeaks...

Segundo Terra Notícias: 
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu deixou o governo em 2005 duvidando da capacidade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria para se recuperar dos estragos que o escândalo do mensalão causou à sua imagem, segundo um despacho diplomático americano obtido pela organização WikiLeaks. Dois meses depois do seu afastamento, Dirceu disse a um amigo americano que Lula dificilmente seria reeleito nas eleições de 2006 e afirmou que ele poderia desistir de concorrer a um novo mandato se ficasse "deprimido". De acordo com o despacho, Dirceu considerava mais provável uma vitória da oposição em 2006. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O ex-ministro José Dirceu disse que os informes sobre seus contatos com a diplomacia americana não refletem com fidelidade suas opiniões e omitem críticas que ele diz ter feito à política externa dos Estados Unidos. "Isso aí é a versão deles para o que eu falei, mas não é exatamente o que eu penso", disse na sexta-feira, em entrevista por telefone, de Lisboa. Dirceu afirmou que não era tão pessimista sobre as chances de Lula se reeleger.
A Folha de São Paulo, numa tentativa de derrubada do governo, foi o primeiro jornal a publicar as declarações do deputado Jefferson, sobre um esquema de propinas batizado de mensalão, que até agora não se comprovou efetivamente e que perdeu força quando descoberto que havia sim uma nebulosa transação de apoio a campanhas políticas que tinha origem muito mais antiga do que se supunha com envolvimento de Eduardo Azeredo e outros nomes que envolviam empresários, interesses de poderosos e políticos também da oposição. Com o tamanho do envolvimento podendo vir à tona, os políticos se aquietaram e pararam com a idéia da derrubada do governo, que colocaria no poder José de Alecar.

Os fatos não foram esclarecidos. Os envolvidos não sofreram novas ameaças e continuamos sem saber exatamente o que ocorre nos bastidores da política.

Depois da tentativa de impedimento, que poderia ter levado o Brasil a uma situação caótica, já que o presidente tinha forte apoio popular, o Brasil continuou melhorando e hoje temos uma aprovação recorde do governo sem conhecer exatamente o que ocorreu e ocorre nos bastidores da política brasileira, assim como não conhecemos o que ocorre nos bastidores da política mundial, onde temos impérios como os Estados Unidos, tidos como símbolo da democracia mas que reagem como qualquer ditadura ao ver expostas suas mazelas.

É por isso que nós, simples mortais, devemos lutar pela liberdade de divulgação de fatos, de opinião e expressão para deixar mais claras as ações dos governos e governantes que agem por interesses poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário