sábado, 27 de dezembro de 2014

Evolução: animais criados por e para nós

Foram muitos os animais criados pelo homem. Existe a suposição que o mais antigo deles seja o cachorro.

Um dos terrores da humanidade, desde sempre mas hoje nem tanto, eram os lobos. Acredito que pela semelhança com a própria característica social da raça humana, na medida em que, como os humanos, os lobos têm uma sociedade colaborativa.

Os humanos, individualmente, são espécimes sem a menor chance de sobrevivência, tal como os lobos. A força vem da união e da inteligência que, no homem, se evidencia pela maior capacidade de comunicação entre os indivíduos da raça.

Foi há cerca de 15.000 anos, antes mesmo do homem ser capaz de registrar suas memórias pela grafia, que capturou filhotes de lobo e os domesticou. Não satisfeitos com a domesticação, houveram cruzamentos com outros canídeos como os chacais e coiotes. Nascia aí uma cooperação entre a raça humana e as recém criadas  raças de cães. Diferente dos demais animais criados pelo homem, o cão sempre gozou convívio familiar dos humanos. Ao ponto de merecerem ser enterrados juntos com os seus "donos" e criadores e merecerem destaque como divindades entre vários povos, tal como o Anúbis, no Egito. Foram treinados para a caça e para a guerra. Para a paz e para o convívio. Passaram a merecer um lugar na mesa e na cama dos humanos.

Mas houveram outras criações do homem, como o cavalo, que pouco ou quase nada mudou entre o estado selvagem e o doméstico e o gado bovino.

Existem as raças e espécies de animais domésticos e vegetais criados pelo homem para os mais diversos fins, mas a finalidade maior sempre foi a de proteger o homem, garantir-lhe a locomoção e a segurança e garantir a tão necessária ingestão de proteínas.

Hoje alguns dos criadores destas raças a defendem como se humanos fossem.
Seria a evolução da raça humana?