terça-feira, 17 de setembro de 2013

A grande lição dos vegetais

Encontrei, no Facebook, a seguinte sábia frase:





E os vegetais, os verdadeiros dominantes do planeta é bem exemplo disto. Foram os vegetais que produziram o oxigênio que os demais seres vivos respiram.

Depois, se adaptando à nova composição do planeta, agora com animais, se adaptaram à situação e utilizaram estes animais, descendentes dos vegetais e modificaram seus meios reprodutivos, utilizando os animais como disseminadores de sua espécie.

Os demais seeres vivos dependem dos vegetais para tudo. Desde o ar que respiram, até o alimento que os sustentam. Todos dependem dos vegetais, resilientes e, ao mesmo tempo, dominadores que se impõem pela sua resiliência, tornando-se insubstituíveis e soberanos já que úteis e servis.

Belo exemplo para nós, que nos julgamos "os tais", mas que somos tremendamente dependentes de todas as outras formas de vida que nem sempre respeitamos, julgando que nossa vã filosofia será capaz de manter nossa existência.

Somos apenas parte do todo e devemos respeitar os demais seres que mantêm a existência de nossa espécie, sendo mais humildes e resilientes no convívio harmonioso tanto entre nós mesmos como entre os de nossa espécie e os demais membros de nosso planeta.